SPSTARTUP & INVESTMENT

O financiamento de ideias, negócios e projetos é um conceito com vários séculos de existência. No entanto, com a comunicação global separada por meros segundos, nunca se viveu uma época tão fugaz de empreendedorismo, explosão de conceitos, e transbordo de inovação.

Na SPS sabemos disso pois, quando todos usavam máquinas de escrever, nós começamos a usar computadores. Nos dias de hoje temos um track-record sólido nestas operações, quer a nível Nacional quer Internacional.

Sabia que Henry Ford foi financiado por Alexander Malcomson, um escocês que em 1880 emigrou para Detroit com apenas 15 anos e fez fortuna no negócio do carvão. Em 1902 Ford pede-lhe ajuda para lançar a sua empresa e convence Malcolmson a investir $3.000,00 no que seria a Ford & Malcomson. Os termos deste acordo de investimento terão sido reduzidos a escrito num documento simples assinado na presença de uma única testemunha.

Hoje em dia a grande generalidade dos investidores inicia qualquer processo negocial, independentemente do seu valor, por via de uma Term Sheet.

Para os Promotores de um projeto em busca de assegurar o investimento necessário ao desenvolvimento do seu negócio, esta Term Sheet é um documento de importância vital e os termos da mesma devem ser cuidadosamente ponderados antes de se tomar a decisão de avançar para um acordo de investimento que pode representar inúmeros constrangimentos futuros.

Em termos bastante simplistas, uma Term Sheet mais não é do que o resumo das condições em que o investidor está disposto a avançar para o financiamento e que tem como contrapartida a aceitação por parte dos Promotores aos termos e condições dessa mesma proposta de investimento.

É, nessa medida, um documento mais vinculativo que a simples carta de intenções e que por isso mesmo exige maiores cautelas na sua análise, negociação e aceitação.

Uma regra fundamental a seguir na abordagem a estas Term Sheet é a de que não se deve nunca desvalorizar a importância e o valor das suas cláusulas ou condições já que qualquer uma delas, não obstante poder parecer mais ou menos standard neste tipo de operações de investimento, poderá ter um impacto muito significativo nas expectativas futuras dos Promotores.

Na SPS compreendemos os desafios e constrangimentos dos promotores de uma Startup, bem como dos investidores que querem fazer parcerias com as mesmas. Ficamos sempre entusiasmados perante a perspetiva de poder participar em projetos ambiciosos aos quais reconhecemos um elevado potencial de crescimento e sucesso.

Percebemos que lançar e desenvolver uma Startup, assim como construir pontes com o investimento, numa fase em que os recursos são escassos, exige uma seleção de advogados flexíveis e com a disponibilidade necessária para apostar numa relação de parceria duradoura.

Desenvolvemos soluções que respondem de forma rápida e a um custo eficiente a um conjunto de temas legais que identificamos como críticos para este tipo de projetos.

A responsabilidade pela execução de todas as fases fica a cargo de uma equipa dedicada a este tipo de operações que conta com o envolvimento direto de dois sócios coordenadores.

We deliver Innovative Solutions. That´s what we do and who we are!


Advogados responsáveis:

> Manuel Gibert Prates
> Sara Henriques